terça-feira, 14 de dezembro de 2010

E quando o cristão não ora?



Em suma orar é relacionar-se com Deus, em um ininterrupto dialogo recíproco (Ef 6. 18; 1Ts 5. 17). Esta tese pressupõe a ideia de que o cristão tem com Deus uma comunhão intima, sendo que esta comunhão é cada vez mais aprofundada mediante este dialogo ininterrupto que o cristão tem com Deus. Já foi escrito em artigos anteriores que a oração é o único e legitimo meio de comunicar e se relacionar com Deus, e que este é um meio que ele próprio instituiu (Cf. Mt 6). Na lição deste domingo veremos que quando o cristão não ora ele não somente deixa de se relacionar com Deus, mas também começa a tomar decisões precipitadas. Deixando de buscar a direção de Deus o cristão termina por desobedecer a Deus trazendo grandes prejuízos a ele próprio e ao seu próximo, prejuízos espirituais e físicos. Se o cristão deixa de buscar a direção de Deus em oração ele evidentemente passa a buscar conselhos e orientação em seu próprio pensamento e entendimento, no homem ou em fontes espirituais do mal. Como ilustração dos males causados pela falta do relacionamento com Deus por meio da oração, a lição deste domingo apresenta sete homens bíblicos que ignoraram a oração e deixaram de buscar a direção de Deus para seus caminhos, e por isso trouxeram grandes prejuízos, não somente para si mesmos mas também para o povo.


A oração e nossas decisões e escolhas.

Ao deixar de orar o cristão obtém grandes efeitos todos negativos e diversificados em sua vida cristã. O cristão em sua vida cotidiana esta sempre exposto a situações em que é obrigado a tomar grandes decisões e fazer grandes escolhas. Tudo em nossa vida é fruto de nossas decisões e escolhas. É por isso que definimos a oração como um relacionamento ininterrupto com Deus. Quase sempre somos surpreendidos por situações em que somos obrigados a tomar decisões e fazer escolhas imediatas sem termos tempo de buscar orientação de Deus. Nessas situações extraordinárias de nossa vida precisamos estar em uma relação intima com Deus em perfeita comunhão, para que ele possa nos orientar influenciar e iluminar para tomarmos as decisões e fazermos as escolhas segundo a sua vontade. Quando o cristão não ora e como conseqüência não esta em relação intima com Deus em perfeita comunhão, ele tem a seu dispor no mínimo três fontes de consulta para tomar suas decisões e fazer suas escolhas:
• Seu próprio pensamento e entendimento.
• Os homens.
• Seres espirituais do mal.
Quanto à primeira e segunda fonte, sabemos que o homem não pode apoderar-se do divino. O pensamento e entendimento humano não pode transcender-se si próprio. E principalmente de acordo com cristo, é da totalidade do ser humano (coração) que procedem todos os tipos de males (Mc 7. 21-23; Cf. Pv 4. 23). O homem não é capaz de tomar decisões e fazer escolhas segundo a vontade de Deus porque é pecador, seu pensamento e entendimento esta corrompido pela corrupção do pecado (Ef 2. 3; 4. 18; Tt 3. 3). É por isso que a bíblia diz que a salvação, a graça e a fé são dons de Deus (Ef 2. 8). O homem só toma a decisão e escolhe Cristo por que o Espírito Santo o convence (Jo 16. 7- 11). Quanto à terceira fonte de decisões e escolhas, sabemos que satanás não precisa tornar-nos sua possessão para influenciar nossas decisões e escolhas. Basta apenas um sopro de sua parte em nossos ouvidos. Quando o cristão deixa de orar em relação intima com Deus em perfeita comunhão, fica vulnerável podendo ser influenciado pelos espíritos do mal (Mt 16. 22, 23; At 5. 3, 9).
Tudo que foi escrito acima nos revela o quanto é essencial ao cristão ter um relacionamento intimo com Deus em comunhão perfeita mediante o exercício da oração. O orar sem cessar de Paulo traz consigo exatamente este processo. É, não somente imprescindível ao cristão uma relação ininterrupta com Deus, bem como uma real disposição de todo seu ser na busca da vontade de Deus na hora de tomar decisões e fazer escolhas em todas as situações difíceis, fáceis e extraordinárias de nossa vida cristã no mundo.

“SOLI DEO GLORIA” - Pb. Juliano da Silva.

Nenhum comentário: