terça-feira, 12 de outubro de 2010

Características de uma oração sábia




Para que nossas orações sejam eficazes elas devem ser feitas com sabedoria. A oração feita com sabedoria é uma oração que penetra profundamente no coração de Deus, e, por conseguinte o impele a agir em nosso favor.
A oração sàbia é uma oração que envolve uma profunda reflexão critica racional e intelectual. Já que Paulo nos exorta a oferecermos um culto racional (Rm. 12. 1), é perfeitamente legitimo que façamos nossas orações no culto publico e também de oração de um modo racional. Ao orar o cristão deve saber o que esta dizendo, pois se orarmos sem saber o que dizemos seremos apenas tagarelas, e Deus não reconhece orações tagarelas (Mt. 6. 7). Acho que é isso que Paulo quis dizer quando escreveu aos Corintios;... ”Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente”... (1Co. 14. 15). Este verso, bem como seu contexto é muito importante para nosso propósito, pois aqui Paulo ensina que a oração feita com a mente-entendimento é melhor do que a oração com o espírito porque a oração com a mente-entendimento edifica a igreja, enquanto a oração com o espírito edifica somente o individuo que ora em espírito. E Paulo nos ensina neste texto (1Co. 14), que a edificação da igreja é prioritária. Portanto a oração com o espírito deve ser restringida no culto publico e a oração com a mente-entendimento deve ser supervalorizada.

A oração feita com uma reflexão critica racional e intelectual envolve três características básicas; primeiro lógica, segundo coerente, terceiro teologicamente correta.

1 Oração lógica.

Por oração lógica queremos dizer uma oração que tem um raciocínio encadeado, este tipo de oração deve ter uma ligação clara nas idéias, e não um amontoado de palavras desconexas que não fazem nenhum sentido. Veja agora a ordem lógica da oração modelo (Mt. 6. 9-15), ou a oração sacerdotal (Jo. 17).

2 Oração coerente.

Por oração coerente queremos dizer, não somente o lado lógico, mas indo mais além nos referimos ao lado da harmonia ou acordo entre o que esta sendo dito na oração com a soberania os propósitos e a vontade de Deus. Orações incoerentes são orações impossíveis para Deus responder. De acordo com Paulo, Deus opera em nos seu querer e seu efetuar de acordo com sua boa vontade (Fl. 2. 13). Portanto todo cristão deve conhecer esse querer, esse efetuar, e essa boa vontade, para começar a orar em perfeita harmonia com Deus, ou seja, desenvolver orações coerentes. O conhecimento de Deus é indispensável para uma oração coerentemente sábia. Acho que é por isso que Deus se agradou da oração de Salomão, e deu a ele sabedoria e conhecimento e muito mais. E também acho que é por isso que Paulo ora a Deus pedindo que Deus de à igreja de Eféso, espírito de sabedoria e revelação (2Cr. 1. 11. 12; Ef. 1. 17-19).




3 Oração teologicamente correta.

Uma oração teologicamente correta é uma oração caracteristicamente lógica e coerente com a natureza de Deus. Se levarmos verdadeiramente em conta tudo que dissemos acima, e tudo que ainda iremos dizer, faremos orações teologicamente corretas. Este tipo de oração envolve um alto grau de reflexão e critica intelectual. Temos que ter muito cuidado com o que falamos na presença de Deus, pois a sabedoria é uma de suas perfeições eternas. Um exemplo de oração teologicamente incorreta é a oração da parábola do fariseu que subiu ao templo para orar juntamente com um publicano (Lc. 18. 9-14). Semelhantemente Jô ao orar de modo ignorante atribui a Deus injustiça ao afirmar sua justiça afirmando que Deus não poderia punir assim um homem justo como ele, mas quando Deus o confronta ele reconhece que falou de coisas que não entendia coisas maravilhosas que ele não compreendia, agora ele pede a Deus para ensiná-lo (Jô. 23. 11-13; 42. 3, 4).
Portanto nossas orações precisam ser sàbias, ou não seram eficazes. Para desenvolvermos uma oração lógica, coerente e teologicamente correta precisamos ter um ambiente propicio. Nossos cultos públicos e nossos cultos de oração devem ser pautados por uma ordem e decência capaz de nos dar um ambiente solene para orarmos com entendimento e não com gritaria e tagarelice. A busca por um ambiente oculto e silencioso para orar era uma característica de Cristo, bem como fazia parte de sua doutrina (Mt. 26. 36; 14.23; 6. 5, 6).





“SOLI DEO GLORIA”
Pb. Juliano da Silva
Outubro 2010

Nenhum comentário: