quinta-feira, 5 de março de 2020

Lição 10: Só o Evangelho muda a Cultura Humana



Cultura e Costumes

Definindo Cultura:
1. Ação ou efeito de cultivar a terra; cultivo;
2. Criação de animais;
3. Produto de tal cultivo ou tal criação;
4. Conjunto de padrões de comportamento, crenças, costumes, atividades,  etc
5. Forma ou etapa evolutiva das tradições e valores de um lugar ou período específico, civilização;
6. Conhecimento; instrução;

Definindo costumes:
1. hábito, prática (de caminhar);
2. Modo de pensar característico de pessoa, povo, etc; comportamento;
3. Moda;
4. Particularidade de algo.

Os costumes, as crenças, as tradições, pertencentes à cultura local, ou de um estado, ou um país, possuem aspectos que contrariam a vontade de Deus e é nesse aspecto que o evangelho muda a cultura. Essa mudança não é algo imposto à toda nação, mas assimilado pelo novo convertido, que através do Espírito Santo entende que tais crenças, costumes e tradições  são  contrárias à Sã Doutrina e portanto não deve fazer parte de sua vida. 
Paulo, ao adentrar em Atenas, vê a crença  daquele povo e sente revolta devido à idolatria reinante ali, At 17.16. E ele ensina por vários dias v.17, até que é levado ao  areópago e inquirido pelos magistrados daquele lugar.  Ali Paulo apresenta à eles o 'Deus Desconhecido', o qual eles tinham uma altar, mas não O conheciam. A palavra de Deus diz que alguns zombam, outros crêem, At 17.34. Os costumes, as tradições e crenças daquele povo, à partir de agora, iriam ser submetidos aos ensinos das escrituras e as crenças em vários deuses seriam descartadas pelos novos crentes.
No AT temos várias passagens apresentando que os costumes, crenças e tradições pagãs, não deveriam ser assimiladas pelo povo de Deus. Antes de entrar na terra prometida (Canaã) eles são ensinados, pelo próprio Deus,  a não seguir os costumes do povo cananeu e sim servir à DEUS e obedecer as suas normas, Lv.18.30. A cultura de Israel foi formada baseada nos princípios divinos, com suas leis, festas e culto a Deus, e devia ser ensinada aos filhos oralmente para que fossem aceitos por Deus.

Essa lição é muito importante para nós, cristãos  e aprendizes da palavra. Ela é uma sequência das anteriores formando um todo.  O homem que pertence a um povo,  que se desenvolve em determinada cultura (não importa qual, não existe cultura inferior ou superior) e que precisa encontrar o Salvador para que haja redenção e justificação.

 _''Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,''_ Rm 3:24

Profa Cristina Mello🌹

Fonte de pesquisa: Dicionário Houaiss

Nenhum comentário: