terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Mais um valente é promovido a Glória


O evangelista Walter Marques de Melo, assíduo colaborador do Estudo dos Professores e Amigos da Escola Dominical (EPAPED) na sede das Assembleias de Deus – Ministério do Belém, foi promovido para a glória na manhã deste dia 17 de janeiro de 2012.

Nascido em Ribeiro dos Santos/SP, em 13 de outubro de 1933, irmão Walter, como era carinhosamente chamado, conheceu o Evangelho através de sua mãe, dona Leopoldina, que se converteu a Jesus por volta de 1940. Daqueles dias, o irmão Walter lembra a dedicação do pastor metodista Natanael Quintanilha e dos cultos que ele realizava na humilde residência. Quintanilha viria, mais tarde, a ser presidente da Sociedade Bíblica do Brasil.

O irmão Walter, porém, só iria realmente se converter em São Paulo/SP, para onde veio em 1954, na Igreja Presbiteriana Independente do Tatuapé.

Após ter conhecido a mensagem pentecostal, irmão Walter passou a freqüentar a Igreja Apostólica, então uma vigorosa igreja pentecostal, onde foi batizado com o Espírito Santo e logo se tornou auxiliar do bispo Eurico Matos Coutinho.

Ao notar, porém, o desvio espiritual do movimento, foi expulso do mesmo dias antes de se casar, tendo, então, ajudado a fundar a Igreja Cristã Pentecostal de Evangelização e Cura Divina, onde foi consagrado a evangelista, indo dirigir a congregação dela na Avenida Conceição, na Vila Ede, zona norte de São Paulo, local onde, inclusive, se converteu Davi Miranda, que viria a fundar, tempos depois, a Igreja Pentecostal Deus é Amor.

Pouco depois, juntamente com outras pequenas igrejas, ajudou a fundar a Igreja Pentecostal Unida, atualmente Igreja Unida e, já como pastor, dirigiu a sede da mesma, então situada na rua Manuel Dutra, na Bela Vista, centro de São Paulo. De lá, foi pastorear a Igreja Unida do Parque Sevilha, como também, a Igreja Unida de São João Clímaco.

Depois de um período de afastamento, irmão Walter passou a pertencer às Assembleias de Deus – Ministério do Belém, por volta de 1989, tendo sido reconhecido como presbítero em 2008 e sido consagrado a evangelista em 2009.

A partir de 2005, juntamente com o também saudoso irmão Sérgio Paulo Gomes de Abreu, primeiro coordenador do Portal Escola Dominical e com o irmão Caramuru Afonso Francisco, iniciou um intenso trabalho de visitação e instrução da Palavra de Deus em diversas igrejas na Região Metropolitana de São Paulo, acompanhado de sua mulher, Rozária de Quadros, cantora evangélica.

É desta época, também, que iniciou sua participação no Estudo dos Professores e Amigos do Portal Escola Dominical (EPAPED) na sede das Assembleias de Deus – Ministério do Belém, onde era o verdadeiro pastor daquele rebanho, sempre acompanhando a vida espiritual de seus participantes.

Pregador eloquente e fervoroso, irmão Walter sempre demonstrava preocupação com a apostasia atualmente existente na igreja, enfatizando os pontos da pregação pentecostal, com realce no batismo com o Espírito Santo e na cura divina.

Homem extremamente bom e liberal, sempre estava pronto a ajudar os necessitados, defendendo, também, maior participação dos membros da igreja neste tema.

Tendo ficado viúvo após quase cinquenta anos de casamento, casou segunda vez, num matrimônio que durou doze anos. Deixa duas filhas e dois netos.

Pastor Walter é, sem dúvida, um exemplo de amor à obra de Deus, de cuidado com a doutrina, que deve ficar indelevelmente marcado em nossas vidas.

Certamente, se fosse nos deixar uma mensagem de despedida, esta teria de ser a da última estrofe e estribilho do hino 175 da Harpa Cristã, seu hino predileto: “Irmãos amados, purificados, sede valentes e mui prudentes. Estais lavados e libertados, no nome santo de Jesus. No nome santo, alegre canto, eu fui lavado, santificado. Vivi perdido, mas sou remido, no nome santo de Jesus”.
Fonte: www.portalebd.org.br

Um comentário:

António Ja Batalha disse...

Seu blog é uma bênção, li algumas coisas, e dou graças pela Graça derramada sobre si, que a cada dia continue a ser esta bênção.Aquilo que escreve seja como pão para o faminto, e água para o cansado.E que cada irmão ao ler suas mensagens seja edificado, exortado no amor derramado no seu coração, a sua alegria, paz e graça, cresçam de maneira a transbordar seu cálice, e atingir os corações.Aproveito a fazer-lhe um convite: Gostaria que fizesse parte dos meus amigos virtuais em meu blog A Verdade Que Liberta. Deixo as minhas cordiais saudações em Cristo Jesus.