quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dons da Sabedoria de Deus


“Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja.” 1Co 14.12NVI
O de EBD não pode deixar de ensinar sobre a importância dos dons.O nosso problema não seria tanto a existência ,mas o uso bíblico deles.
Depois de estudarmos sobre a importância dos dons espirituais, vamos, agora, ou a partir de agora estudarmos suas particularidades.
Um fato ligado aos dos é que podem ser divididos em:
• Dons verbais, quais seja profecia, línguas e interpretação de línguas = ou da fala, isto porque eles têm a ver com a fala. Também são chamados pelo autor da lição de “dons que manifestam a mensagem de Deus”
• Dons de ação, quais sejam fé,operação de milagres e dons de curar,que o autor da lição chama de” dons que manifestam o poder de Deus”.
• Dons de saber ,quais sejam palavra de sabedoria,palavra do conhecimento e discernimento de espíritos,que o ilustre autor da lição chama de “dons que manifestam a sabedoria de Deus”.

Hoje no nosso CEPROEDI ,estudaremos o terceiro grupo, ou seja, Dons de saber – a Igreja sabe espiritualmente. “Lembramos que o artigo 10 do cremos das Assembléias de Deus diz Cremos:” Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a Sua soberana vontade (1 Co 12.1-12).”
A definição dos dons é muito importante para o seu correto uso. Na verdade isto se aplica a todos os dons, e não somente a este. Uma palavra que deve ser dita, é que a lista de dons, ou, a lista dos” nove”em 1 Co12 ,não exaustiva ou conclusiva o mesmo se dá com respeito ao fruto do Espírito que nas palavras do Pr. Ciro Sanches Zibordi : "Os dons são muitos, e não
apenas nove, como muitos pensam. Segundo a Bíblia, há diversidade de dons, ministérios e operações (1 Co 12.6-11,28). O fruto do Espírito também não pode ter as suas virtudes quantificadas. Quem afirma que são apenas nove os elementos formadores do fruto toma como
base apenas Gálatas 5.22. Mas há várias outras passagens que tratam dessa doutrina
paracletológica, como Efésios 5.9; Colossenses 3; 2 Pedro 1.5-9, etc

1. A PALAVRA DA SABEDORIA
Segundo o nobre comentarista da lição “não se trata de habilidade intelectual ou acúmulo de conhecimentos através de estudos e pesquisas ;trata-se de uma operação sobrenatural do Espírito Santo sobre a mente humana tornando –a capaz de resolver problemas tidos como insolúveis..”

Podemos citar os casos de 1 Rs 3.16-28 e At 15.13-22.Já o missionário Donald Stamps nos diz :”Trata-se de uma mensagem vocal sábia ,enunciada mediante operação do Espírito Santo.Tal mensagem aplica a revelação da Palavra de Deus ou a sabedoria do Espírito Santo a uma situação ou problema específico(At 6.10;15.13-22)” BEP,pag.1756
2. PALAVRA DA CIÊNCIA E DISCERNIMENTO DE ESPIRITOS
Sobre isto nos afirma a lição na pagina (LBM)45:”Paulo ao tratar do dom...Refería-se a capacidade sobrenatural concedida diretamente pelo Espírito Santo ,que nos habilita a conhecer fatos e circunstancias que se acham ocultas.”
Nesta definição podemos muito bem encaixar o caso de Ananias e Safira At5.1-10;e também o do profeta Aías em 1 Rs14.1-6 .
Talvez o mais necessário dos dons espirituais seja o de discernimento de espíritos.Isto pelo fato de existir tantos enganadores nos nossos dias.Por este dom o Espírito Santo capacita sobrenaturalmente a identificação e origens de manifestações “espirituais”
Meditar em 2 Tm3.1-9 e 2 Pe 2.1-3
CONCLUSÃO

Terminamos esta missiva citando as palavras do Dr.Jonh Sttot ,numa postura bíblica e atual sobre a necessidade e correção no uso dos dons.
“O propósito principal de todos os dons espirituais é edificar a igreja e o
indivíduo. "Edificar" (gr. oikodomeo) significa fortalecer e promover a vida espiritual, a
maturidade e o caráter santo dos crentes. Essa edificação é uma obra do Espírito Santo através dos dons espirituais, pelos quais os crentes são espiritualmente transformados mais e mais para quenão se conformem com este mundo (Rm 12.2-8), mas edificados na santificação, no amor a Deus, no bem-estar do próximo, na pureza de coração, numa boa consciência e numa fé sincera. Todo crente possui dons espirituais, como também toda igreja local. A Bíblia assegura que todo crente recebe algum dom (1Pe 4.10), e que a manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso (1Co 12.7). No dizer de Paulo quando ele cita que o Espírito distribuiu os dons a cada um, visando um fim proveitoso, ele obviamente quis dizer a cada crente. É bem verdade que muitos desses talentos continuam enterrados, como aquele talento não usado, do capítulo 25 de Mateus; mas estes dons podem ser desenterrados e usados para a glória de Deus, visando o desenvolvimento da igreja local.”

Jonh Sttot,Atos Ed.Abu

Ev.Andre Moreira
Bacharelando em Teologia

Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Revista Ensinador Cristão - nº 46.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Teologia Sistemática - Atual e Exaustiva - Wayne Grudem.
Jonh Sttot,Atos Ed.Abu

Nenhum comentário: