terça-feira, 5 de outubro de 2010

Lição 2 - A oração no A.T


Introdução

Texto Ex30.34-38

Como nos foi dito magistralmente pelo Pb.Juliano da Silva oração é :”... um exercício essencial não somente para o cristão individual,mas para a edificação da igreja no seu aspecto coletivo.A oração é o único meio legítimo de se comunicar com Deus.”(1)
Concordamos c om esta sentença .Mui especialmente as três palavras que grifamos.Senão vejamos:
• Único – por único exclusivisamos algo.è o mesmo que dizer que não há outra forma.
• Meio - a oração de fato é um meio (Jr33.3) e não um fim em si mesma.É uma comunicação e não um pronunciamento ou algo do género.
• Legítimo – verdadeiro podemos crer com toda a nossa fé –se orarmos ,seremos ouvidos!(1Cr 7.14)


A oração no A.T

Hoje exploraremos estes conceitos sob a luz do Antigo Testamento. Não nos esqueçamos; existe uma doutrina bíblica da oração!É Deus quem nos ensina como é que nos relacionamos com Ele.(Rm15.4)”Muitas coisas não serão realizadas no Reino de Deus se não houver oração intercessor ia dos crentes.”(2)
Na verdade nos falta tempo e espaço para uma melhor exposição do tema.Temos no Pentateuco muitas personagens que nos ensinam muito acerca da oração .O patriarca Abraão é um bom exemplo disso .Abraão era um homem de tendas e altares!(Gn 13.18) Isto é muito significativo .Isso porque tendas nos fala do que é passageiro e temporário – “nossa pátria não é aqui”(Hb 11.9)Onde está o nosso tesouro?(Mt 6.21;Tg 4.3)
Temos também em Abraão uma vida caracterizada por edificação de altares.Cultivo de vida com Deus oração...Como é diferente nos dias pós-modernos...!A intercessão também é notável.(Gn18.23-33;20.17).”Fé não é nosso pensamento positivo,nem tão pouco a exteriorização de palavras mágicas que pensamos ou queremos ,mas,sim,a confiança naquilo que deus nos fala ,confiança no que Deus diz.” (3)
O desenvolvimento da oração no A.T. ,ou ,da doutrina bíblica da oração nos mostra que a comunhão com Deus é gradativa e crescente.A oração tem papel preponderante aqui!
A palavra de Deus usa termos muito sugestivos para descrever a pratica da oração no A.T. tais como:

• “invocar a Deus”Sl 17.6. o mesmo que reconhecer Sua existência e a dependência do orante diante do Senhor!
• “invocar o nome do Senhor”Gn4.26. Nome fala de caráter. Invocar o nome do Senhor é ter confiança absoluta nEle pelo que Ele é!Ex 3
• “levantar a alma”Sl 25.1 .Emoções ,sentimento.Não apenas proferir palavras ,repetir...
• “buscar ao Senhor”Is55.6 .Um dos mais ricos termos para oração na bíblia.Fala de querer achar,propósito, interesse etc.(Sl63.1;Jr29.13;Lm3.25;Sf2.3).Jeus ensinou também sobre este ponto (Mt6.33;7.7;Lc11.9)
Não podemos nos esquecer dos símbolos e tipos da oração: ex.incenso. Aliás este tinha sua formula estabelecida pelo próprio Deus! (Ex30. 34-38; comp. Ap8. 3,4;Sl 141.2)
Neste ponto entendemos que são erradas praticas, tais como “oração forte”, “oração contraria”;que nas palavra do Ev. Caramuru A. Francisco –“macumba evangélica”!
Belos exemplos de oração do A.T.
• Salomão – 2Cr 1.7-10
• Elias - 1Rs 18.36-39
• Davi-Sl 51
Na poesia judaico-bíblica encontramos também muitos ensinamentos. Como asseverou o autor da lição ,Pr.Eliezer de Lira : “os salmos expressam o relacionamento de Israel com Deus .Neles observamos a relação do homem com Deus : suas alegrias ,tristezas ,louvores lamentações,súplicas e adorações são expressas das mais diversas formas ... evidenciam que se pode expressar o estado da alma diante de Deus ,pois os seus diferentes estados não precisam ser suprimidos na vida de um autêntico servo de Deus.”(grifo meu)


Ev.André Moreira
Bacharelando em Teologia - FAETAD

Notas bibliográficas

1- Conceitos chave .aula 2 -4 tri. 2010.CEPROEDI.Pb.Juliano da Silva
2- BEP ,CPAD –A oração eficaz –pag. 555
3- A Bíblia livro por livro - JUERP. s/d. Isaltino Gomes Coelho Filho

Um comentário:

Unknown disse...

A paz do Senhor irmão!
Muito bom seu blog, do tipo que gosto sempre de ler!
Parabéns!
Se der siga o meu, já estou seguindo o seu!
http://jeovanirmendonca.blogspot.com/