quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Entrevista com o Pastor Altair Germano


O Blog Escola Dominical em Questão entrevista sobre o tema : “Educação Cristã Eficaz”, nesta oportunidade o Pastor Altair Germano, ,43, pastor, Bacharel em Teologia, Licenciado em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar, Especialista em Educação Cristã, Pós-graduando em Psicopedagogia, Mestre em Pedagogia Cristã, Mestrando em Teologia Pastoral, casado com Elizabeth, pai de Alvaro e Paulo. Presidente do Diretório Estadual de Pernambuco e membro do Conselho Consultivo da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Presidente do Conselho de Doutrina da UMADENE, Vice-presidente do Conselho de Educação e Cultura do CEC-CGADB, membro da Comissão Regional do Centenário das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB/CPAD/COMADALPE), Superintendente Geral da EBD da AD em Abreu e Lima - PE, Coordenador Pedagógico e Professor da FATEADAL, conferencista e escritor.Agradecemos profundamente ao nobre pastor Altair .







Ev. André
O que é ensino eficiente na EBD?

Pr. Altair Germano
Ensino eficiente na EBD é aquele que consegue transformar integralmente o professor e o aluno, em seus saberes, fazeres, relacionamentos e caráter, em relação a Deus e ao próximo.


Ev. André
Dentre todas as matérias e conteúdo , quais ou qual a que deveria ser melhor enfatizada?


Pr. Altair Germano
Todos os conteúdos relacionados à vida cristã são essenciais. O que falta não são conteúdos, mas, por vezes, profundidade e objetividade, e uma boa distribuição dos mesmos nos currículos escolares.


Ev. André
Qual o aspecto apologético no ensino de EBD?



Pr. Altair Germano

Como espaço de produção de conhecimento bíblico, é fundamental que na EBD as grandes questões relacionadas aos ataques à fé sejam discutidas e combatidas. É preciso equipar a todos para lidar com as grandes e desafiantes questões da pós-modernidade, além das velhas e novas heresias.


Ev. André
O Pentecostalismo bíblico deve ser mais bem ensinado e enfatizado nas nossas EBD’s?

Pr. Altair Germano
Sem dúvida. Há ensinos e práticas nas igrejas pentecostais, que não se sustentam biblicamente, podendo ser chamado de pentecostalismo tradicional ou denominacional, menos de bíblico.


Ev. André
Sugestões de livros ao Professor de EBD.

Pr. Altair Germano
Dentre tantos, “Manual da Escola Bíblica Dominical” (Antonio Gilberto), “Ensino Participativo na EBD (Marcos Tuler), “As Sete Leis do Aprendizado” (Bruce Wilkison), “Introdução à Educação Cristã” (Perry G. Dows) etc.




Um comentário:

Matias Borba disse...

Caro Ev. André,
A Paz do Senhor!

Estamos na era da informação, e ao que parece, muitos ainda não despertaram para a necessidade de se aprender na EBD.
Ela deveria ser um dos principais cultos de nossas igrejas, mas, infelizmente, muitos têm se omitido a este fato, esqucendo-se dessa tão grandiosa escola teológica.

Entrevistas como essas e blogs como este, são importantes para abrirmos os olhos de todos que ainda não frequentam a EBD.

Deus abençoe!